21.3.12

Céu deita na BR




Esse clipe ilustra muito bem o que eu eu senti quando ouvi já pela primeira vez novo álbum da Céu, Caravana Sereia Bloom..
Cantora de boate de beira de estrada, ainda vagarosa, glamurosa e sensual, sendo vista pelo retrovisor por algum caminhoneiro depois de uma noite de muito Campari e batom no colarinho.

Além desse clipe, a Céu continua com seu pé no reggaeton e slow motion bossa nova quase lounge em muitas das músicas.
É como um passeio pelas BR's do país ouvindo a Tropicália, Jovem Guarda e o Brega, trilha sonora obrigatória em bares de beira de estrada. Entre tanta coisa inconcebível em seus álbuns a princípio, ela manteve sua essência e delícias!

Acho interessante como esses sons têm influenciado a música ultimamente.
Gaby Amarantos é a Beyoncé do Pará.
João Brasil é um dos Dj's mais cool do país.
Céu agora é cantora de boate.
Banda Uó grava até Strokes e The Smiths em eletrobrega e são ovacionados por aí!
Wando virou ídolo depois que morreu.
Bandas como Letuce e, consequentemente, o bloco de carnaval Clementianos, fazem regravações de Brega - incluam no pacote "Brega" pagodes clássicos por favor.

Talvez esse olhar mais voltado para nossa própria cultura nos traga bons frutos futuramente. Ainda que por agora eu perceba um tom muito mais cômico que trágico no revival do brega; transformar lágrimas de amor em purpurina escorrendo pelos olhos, cabelos embaraçados na cabeça apoiada numa parede descascada e um último suspiro de amor antes de dormir, um clichê válido e digno de respeito!

Nenhum comentário: