22.3.12

Ontem eu descobri um artista


Descobri um artista que me mostrou o quanto eu admiro a linguagem das ruas.
Desde muitos anos me fascino por novas tribos, por música de garagem, por filmes independentes, e hoje em dia mais do que nunca, por arte de rua. 

A arte de rua, me encanta, e não sou do tipo que acha um absurdo grafite ir pra museu. Arte tem que estar em todo lugar. Limitar a arte é alimentá-la.
Esse misto de transgressão, regeneração do depredado, novas possibilidades de olhar, e principalmente da democratização da arte em conjunto com o movimento catártico que ela traz na porta de nossas casas, me fascina e me faz um entusiasta da arte de rua.

O artista em questão se chama JR, é francês, e começou sua carreira depois de ter achado uma câmera no metrô de Paris, misturando "Art and Act".
No ano passado ele ganhou o prêmio do TED que o definiu da seguinte maneira:
"JR exhibits his photographs in the biggest art gallery on the planet. His work is presented freely in the streets of the world, catching the attention of people who are not museum visitors. His work mixes Art and Action; it talks about commitment, freedom, identity and limit. "

Seu último trabalho se chama "Wrinkles of the city", em que ele expõe fotos em que as rugas e marcas de expressão são parte essenciais da comunicação não verbal. As fotos são gigantes e estampadas em prédios de LA, Cartagena e Xangai, a princípio.

Mas o que mais me chamou a atenção foi o Face2Face de 2007, considerado a maior exposição fotográfica ilegal que já existiu, em que JR estampou fotografias enormes de israelitas e palestinos cara a cara (daí o nome) em oito cidades da Palestina e Israel e em ambos os lados da 'cerca de segurança'/'muro de separação'.

Segue o video do TED:

Sim, ele já passou pelo Brasil, e estou torcendo para que passe de novo!!

Nenhum comentário: