4.4.12

Nan Goldin e o MMA



Quem decide o que é polêmico?

Pode soar modernexismo da minha parte, mas a questão é que não entendo como amor pode ser polêmico e Multiple Martial Arts têm que descer pela minha goela junto com a cerveja do meu happy hour.

A exposição na Nan Goldin foi censurada pelo Oi Futuro e o MAM a recebeu de braços abertos e uma nota de inadequação para menores de 18 anos.
Polêmica, transgressora, submundana, suja, subersisva, etc etc etc foi tudo o que ouvi dos mais puretas e no entanto vi uma exposição linda.

Obviamente registros pálidos de uso explícito de heroína não combinam com o pôr do sol outonal do Aterro do Flamengo, muito menos com uma excursão escolar - o que talvez faça com que a nota "quase censura", seja até de bom tom para os desavisados.
Mas no geral, tudo o que vi foi uma exposição sensível e que questiona nossos valores lationamericanos, católicos e repressores sobre como vivemos nosso amor, nosso corpo, o sexo e a catarse nossa de cada dia.
Talvez seja necessário menos socos e chutes nos telões LCD/Plasma/LED, que são exibidos com todo o orgulho pequeno-burguês da nova classe C brasileira em seus botecos e quiçá casas noturnas, e mais arte, mais amor, mais questionamento e inspiração entre brindes.
Esse pensamento classe média de que "porradaria entre macho" pode até ser apresentado pela Sandy, mas casais se amando ficam jogados no submundo de uma sala escura de um Museu de Arte Moderna sendo cultuado como "manifestação do MalDito" não me soa coerente.
Nem tanto sangue nem tanto tabu, por favor.
Comecei a crer por alguns instantes, que as "frases de efeito" de Caio Fernando de Abreu, tão reproduzidas nas minhas telas de redes sociais, tivesse começado a fazer algum efeito no conceito defasado de "inadequação" da nossa classe média.
Mas pelo visto, os morangos do Orkut não estão mofados e a devassa Sandy continua a cantarolar a trilha de abertura do novo reality show de MMA da Globo sem que isso pareça ... harmônico.

2 comentários:

ju disse...

Amei, Rafa! Concordo muito! A galera é muito conservadora mesmo, e com as coisas erradas. Também não vejo como gente se matando de porrada por esporte é mais ok do que pessoas se amando. Mas tenho fé que os 'puretas' (amei isso) um dia serão a esmagada minoria!
o blog ta lindo!
bjo!

Débora Sigiliano disse...

Rafinha, amei seu blog! Amei esse post...não tenho nada contra o MMA, mas adorei a idéia dessa exposição..me conhece né...admiro muitos tipos de arte!rs